Agrobid
Saiba como fazer o cadastro do Renagro do início ao fim!
Registro é obrigatório para máquinas agrícolas que transitam em vias públicas e traz muitos benefícios

Em outubro de 2022 passou a valer em todo o território brasileiro a obrigatoriedade do Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas, o Renagro. O decreto 11.014 regulamenta a medida e foi publicado no Diário Oficial da União no início do ano. Proprietários de tratores e outras máquinas agrícolas que transitam em via pública precisam estar em dia com esse registro e, com ele, ganham muitos benefícios. O Webinar Agrobid reuniu especialistas no assunto para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto. Foram convidados Carlos Frederico Ribeiro, coordenador administrativo do Instituto CNA e Luis Renato Souza, gerente de Relações Governamentais da AGCO.
O que é o Renagro?
O Renagro tem como principal função criar uma base de dados com informações completas dos veículos agrícolas do Brasil. Ao fazer o seu cadastro, o produtor rural recebe o documento Renagro, que atesta a posse do seu maquinário e traz mais segurança para as operações de compra e venda desses veículos. O cadastro do Renagro é feito através de um aplicativo, chamado ID Agro.
“Esse aplicativo deve ser baixado no celular através da Apple Store (Iphone) ou Play Store (Android). Após baixar, o produtor vai fazer um cadastro completo com nome, RG, CPF, e-mail e inserir o número completo do chassi dele, com prefixo e sufixo. Ele vai inserir também documentos de compra e venda do maquinário, indicar o local em que ele fez a compra desse maquinário e, se for em uma concessionária, entrar em contato com ela para que ela formalize o processo de registro para ele. Se ele for transitar em via-pública, também deve fazer uma vistoria para ver se todos os itens de segurança estão presentes no veículo. Feito isso, ele só vai assinar mais alguns documentos formais e pronto, já sai da concessionária com o Renagro em dia. Caso o seu trator não tenha o número do chassi identificado no nosso sistema, ele deve tirar uma foto da máquina e uma foto da placa de identificação, junto com o chassi.”, explica Carlos Frederico.
A AGCO, dona das empresas Massey Ferguson, Valtra e Fendt, foi a primeira a ter tratores registrados no Renagro. “Desde 2021 oferecemos treinamento, tirando dúvida dos produtores que procuram nossas concessionárias, ajudando-os a fazer esse cadastramento. Temos três departamentos envolvidos nesse assunto”, completa Luis Renato.
“O documento é totalmente virtual, mas o produtor rural pode baixar em PDF e nós disponibilizamos um QR Code nesse documento. Ele pode imprimir esse QR Code e colar na sua máquina. Assim, quando necessário mostrar o Renagro do veículo, basta apontar um celular para esse QR Code. Isso é opcional, mas pode facilitar bastante a vida desse produtor”, garante Carlos Frederico.
Quais são os benefícios do Renagro?
O Renagro permite o trânsito em vias públicas sem custos para o produtor, sem taxa de licenciamento anual e sem a necessidade de emplacamento. Além disso, o documento garante maior segurança na venda e compra de tratores usados, possibilitando de ser utilizado como uma garantia em financiamento. O registro é válido em todo o território nacional. Conforme a portaria, a ordem de prioridade será definida a partir do ano de fabricação dos tratores ou máquinas agrícolas, conferindo-se maior prioridade aos veículos mais novos e, dentre esses, os que primeiro solicitarem o registro. Tratores fabricados a partir de 2016 têm prioridade neste registro.
“Para transitar em via pública, é importante lembrar que o trator ou outra máquina precisa ter 2m80 de largura, 4m40 de altura e 15 metros de comprimento. Se a máquina não tiver essas dimensões, ela não está mais apta para circular em via pública, segundo as normas de trânsito”, destaca Luis Renato.
O Renagro protege o produtor contra roubos e ainda é uma garantia de procedência da máquina agrícola, especialmente se ela for seminova. “Uma máquina que possui o Renagro está mais segura, porque está mais conectada com as polícias através desse cadastramento virtual”, enfatiza Luis. “Acreditamos que o mercado de seminovos ficará ainda mais aquecido com o Renagro, porque é muito mais garantido que o produtor conheça a procedência desse equipamento. Outro benefício é melhorar ainda mais a média de preços da Tabela FIPE, porque as referências de preço ficarão mais claras para o produtor através desse registro”, complementa Carlos Frederico.
Veja aqui o passo a passo para fazer o cadastramento no Renagro
Passo 1 – Baixe o aplicativo ID Agro no seu celular;
Passo 2 – Faça o cadastro completo, inserindo no aplicativo os dados que forem solicitados;
Passo 3 – Faça o registro do chassi da sua máquina agrícola. Não confunda com o número de série da máquina e não esqueça de que o número deve ser completo, com prefixo e sufixo da máquina. Caso o número do chassi seja encontrado no sistema, o produtor será direcionado para outra página, onde será solicitado o local onde ele fez a compra do equipamento;
Passo 4 – Se o seu equipamento precisa transitar em via pública, será necessário entrar em contato com essa concessionária para agendar uma vistoria e checar os itens de segurança estão em dia, assim como as dimensões corretas da máquina;
Passo 5 – Caso o chassi que foi inserido não tenha sido identificado automaticamente pelo sistema, o aplicativo pede para que o produtor tire uma foto da máquina inteira e também da placa do chassi. As imagens serão encaminhadas para a fabricante, que vai avaliar se há registro desse chassi em sua base;
Passo 6 – Com todos os dados inseridos, o produtor já terá acesso ao documento, que pode ficar dentro do aplicativo ID Agro ou ser baixado em formato PDF no celular.
Links de acesso importantes para o Renagro
Play Store (para donos de celular Android)
Apple Store (para donos de Iphone)
Se você possui tratores das marcas Fendt, Valtra ou Massey Ferguson e tiver dúvidas sobre o Renagro, pode entrar em contato através do e-mail idagro@agcocorp.com.