• Agrobid

Saiba como fazer o cadastro do Renagro do início ao fim!

Registro é obrigatório para máquinas agrícolas que transitam em vias públicas e traz muitos benefícios

Trator amarelo
Renagro já é obrigatório para todo o território nacional | Foto: Unsplash

Em outubro de 2022 passou a valer em todo o território brasileiro a obrigatoriedade do Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas, o Renagro. O decreto 11.014 regulamenta a medida e foi publicado no Diário Oficial da União no início do ano. Proprietários de tratores e outras máquinas agrícolas que transitam em via pública precisam estar em dia com esse registro e, com ele, ganham muitos benefícios. O Webinar Agrobid reuniu especialistas no assunto para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto. Foram convidados Carlos Frederico Ribeiro, coordenador administrativo do Instituto CNA e Luis Renato Souza, gerente de Relações Governamentais da AGCO.


O que é o Renagro?

O Renagro tem como principal função criar uma base de dados com informações completas dos veículos agrícolas do Brasil. Ao fazer o seu cadastro, o produtor rural recebe o documento Renagro, que atesta a posse do seu maquinário e traz mais segurança para as operações de compra e venda desses veículos. O cadastro do Renagro é feito através de um aplicativo, chamado ID Agro.


“Esse aplicativo deve ser baixado no celular através da Apple Store (Iphone) ou Play Store (Android). Após baixar, o produtor vai fazer um cadastro completo com nome, RG, CPF, e-mail e inserir o número completo do chassi dele, com prefixo e sufixo. Ele vai inserir também documentos de compra e venda do maquinário, indicar o local em que ele fez a compra desse maquinário e, se for em uma concessionária, entrar em contato com ela para que ela formalize o processo de registro para ele. Se ele for transitar em via-pública, também deve fazer uma vistoria para ver se todos os itens de segurança estão presentes no veículo. Feito isso, ele só vai assinar mais alguns documentos formais e pronto, já sai da concessionária com o Renagro em dia. Caso o seu trator não tenha o número do chassi identificado no nosso sistema, ele deve tirar uma foto da máquina e uma foto da placa de identificação, junto com o chassi.”, explica Carlos Frederico.


A AGCO, dona das empresas Massey Ferguson, Valtra e Fendt, foi a primeira a ter tratores registrados no Renagro. “Desde 2021 oferecemos treinamento, tirando dúvida dos produtores que procuram nossas concessionárias, ajudando-os a fazer esse cadastramento. Temos três departamentos envolvidos nesse assunto”, completa Luis Renato.


“O documento é totalmente virtual, mas o produtor rural pode baixar em PDF e nós disponibilizamos um QR Code nesse documento. Ele pode imprimir esse QR Code e colar na sua máquina. Assim, quando necessário mostrar o Renagro do veículo, basta apontar um celular para esse QR Code. Isso é opcional, mas pode facilitar bastante a vida desse produtor”, garante Carlos Frederico.


Quais são os benefícios do Renagro?

O Renagro permite o trânsito em vias públicas sem custos para o produtor, sem taxa de licenciamento anual e sem a necessidade de emplacamento. Além disso, o documento garante maior segurança na venda e compra de tratores usados, possibilitando de ser utilizado como uma garantia em financiamento. O registro é válido em todo o território nacional. Conforme a portaria, a ordem de prioridade será definida a partir do ano de fabricação dos tratores ou máquinas agrícolas, conferindo-se maior prioridade aos veículos mais novos e, dentre esses, os que primeiro solicitarem o registro. Tratores fabricados a partir de 2016 têm prioridade neste registro.


“Para transitar em via pública, é importante lembrar que o trator ou outra máquina precisa ter 2m80 de largura, 4m40 de altura e 15 metros de comprimento. Se a máquina não tiver essas dimensões, ela não está mais apta para circular em via pública, segundo as normas de trânsito”, destaca Luis Renato.


O Renagro protege o produtor contra roubos e ainda é uma garantia de procedência da máquina agrícola, especialmente se ela for seminova. “Uma máquina que possui o Renagro está mais segura, porque está mais conectada com as polícias através desse cadastramento virtual”, enfatiza Luis. “Acreditamos que o mercado de seminovos ficará ainda mais aquecido com o Renagro, porque é muito mais garantido que o produtor conheça a procedência desse equipamento. Outro benefício é melhorar ainda mais a média de preços da Tabela FIPE, porque as referências de preço ficarão mais claras para o produtor através desse registro”, complementa Carlos Frederico.


Veja aqui o passo a passo para fazer o cadastramento no Renagro


Passo 1 – Baixe o aplicativo ID Agro no seu celular;


Passo 2 – Faça o cadastro completo, inserindo no aplicativo os dados que forem solicitados;


Passo 3 – Faça o registro do chassi da sua máquina agrícola. Não confunda com o número de série da máquina e não esqueça de que o número deve ser completo, com prefixo e sufixo da máquina. Caso o número do chassi seja encontrado no sistema, o produtor será direcionado para outra página, onde será solicitado o local onde ele fez a compra do equipamento;


Passo 4 – Se o seu equipamento precisa transitar em via pública, será necessário entrar em contato com essa concessionária para agendar uma vistoria e checar os itens de segurança estão em dia, assim como as dimensões corretas da máquina;


Passo 5 – Caso o chassi que foi inserido não tenha sido identificado automaticamente pelo sistema, o aplicativo pede para que o produtor tire uma foto da máquina inteira e também da placa do chassi. As imagens serão encaminhadas para a fabricante, que vai avaliar se há registro desse chassi em sua base;


Passo 6 – Com todos os dados inseridos, o produtor já terá acesso ao documento, que pode ficar dentro do aplicativo ID Agro ou ser baixado em formato PDF no celular.


Links de acesso importantes para o Renagro

Play Store (para donos de celular Android)

Apple Store (para donos de Iphone)

Site do ID Agro

Instituto CNA

Site da AGCO


Se você possui tratores das marcas Fendt, Valtra ou Massey Ferguson e tiver dúvidas sobre o Renagro, pode entrar em contato através do e-mail idagro@agcocorp.com.


Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!


1/105