• Agrobid

Saiba como ter um rebanho de sucesso

Updated: Jun 25

Dicas fazem parte de Ebook exclusivo lançado pelo Agrobid

Agrobid Marketplace Agro - Saiba como ter um rebanho de sucesso
Pecuarista precisa fazer um bom gerenciamento de riscos para ter lucro o ano todo | Foto: Unsplash

A pecuária brasileira tem crescido a cada ano e hoje é sinônimo de qualidade, genética avançada e manejo eficiente. Mas, é verdade que o trabalho de um pecuarista no Brasil não é nada fácil. São muitos detalhes para se preocupar dentro e fora da porteira, do cocho do animal até o andamento dos preços no mercado interno e externo.


Quais são as estratégias a serem adotadas neste momento do ano? Como fazer um bom gerenciamento de preços e administrar bem a equipe na fazenda? Essas e outras questões foram respondidas em mais uma Confraria Agrobid, que contou com a participação de Cecília (Ciça) Garcia, proprietária da Fazenda Nelore Kalunga e Yago Travagini, head de pecuária da Agrifatto.


Lançamento Ebook Nelore

Durante a Live, o Agrobid lançou um Ebook com dicas de como ganhar dinheiro com o Nelo. A fonte para o material que está disponível, gratuitamente, em nossas redes sociais foi a pecuarista Ciça. Para baixar o material completo e exclusivo, clique aqui!


Panorama do mercado do boi gordo

Com a diminuição das chuvas em Mato Grosso no final de maio deste ano, o período de entressafra do boi gordo começou no país em definitivo. Esse é um momento estratégico para o pecuarista, mas também pode levantar algumas dúvidas, como quais estratégias utilizar a partir de agora, ou como fazer um bom planejamento para garantir ótimos preços e rentabilidade.


Para Yago Travagini, da Agrifatto, 2022 é um ano desafiador. “Estamos saindo de um período de oferta maior de gado, que acontece entre abril e maio, para um período de oferta mais reduzida no segundo semestre. Foram dois anos de recomposição das margens, mas agora, em 2022, estamos em um ano mais difícil como um todo.”


A melhor estratégia para não perder dinheiro

Para fazer bons negócios e garantir bons preços na venda dos produtos, a palavra-chave para o pecuarista é planejamento. “O pecuarista precisa ver o mercado do boi gordo como um mercado de commodities e fazer um bom gerenciamento de risco, travando os preços antecipadamente”, diz Yago. Ciça Garcia complementa, orientando o pecuarista a não ser pego de surpresa: “Qual é o plano? Se o momento ideal para vender um bezerro não é agora, de repente posso recriar esse animal, sabendo que o boi magro estará melhor em outubro, quando a arroba pode melhorar”.


Pecuarista tem que ter visão de negócio

Por falar em estratégia, Ciça Garcia dá ótimas dicas quando o assunto é planejamento e gerenciamento correto da porteira para dentro. Além de se preocupar com as questões de mercado, o pecuarista precisa saber que a fazenda é uma empresa e que é importante desenvolver estruturas sólidas para que ela mantenha um bom funcionamento, independentemente do momento mais ou menos favorável do mercado. “O fazendeiro é um empresário e precisa estar de olho em três pilares para alcançar o sucesso: estrutura, genética e equipe de qualidade”, destaca.


Como preparar uma equipe nota 10?

A formação de uma equipe de qualidade é, definitivamente, um ponto essencial para qualquer pecuarista de sucesso. Mas, antes de fazer a seleção de funcionários, é preciso saber quais são as demandas e a dimensão da fazenda, de quais serviços ela necessita na prática. “Tem que ter liderança, tem que setorizar e hierarquizar. Tem que ter treinamento. Uma equipe boa precisa estar unida, com a mesma visão. Penso que até a questão de usar um uniforme é importante. Todos trabalhando juntos tornam o trabalho mais eficiente”, ressalta Ciça.


Sabendo aplicar as estratégias corretas, o pecuarista saberá garantir o bom rendimento do rebanho em qualquer período do ano.


Agrobid

Produtor(a)! Conheça o Marketplace Agrobid e garanta o melhor do maquinário agrícola e animais para a sua fazenda. Acesse a nossa loja e não perca as oportunidades de negócio!




1/78