top of page
  • Writer's pictureAgrobid

Saiba qual será o impacto do La Niña em 2023

Em terceiro ano consecutivo, as consequências do fenômeno são impasse para recorde na safra atual


Os últimos meses foram de apreensão para muitos produtores no Brasil. O clima tem sido o grande vilão do setor com falta e ao mesmo tempo excesso de chuva em muitas regiões. A consultoria StoneX, por exemplo, diminuiu a estimativa da produção de soja da safra atual, a consultoria agora projeta 153,8 milhões de toneladas de soja, um valor 0,8% menor do que o previsto anteriormente. O grande motivo dessa alteração é a seca no Rio Grande do Sul, que já dizimou lavouras inteiras no norte do estado.


Seca no Rio Grande do Sul

Na live “Clima 2023: Quais serão os desafios para o Agro brasileiro?”, que contou com a participação do agrometeorologista da Rural Clima, Alexandre Nascimento, a seca no RS foi um dos tópicos comentados pelo especialista que indicou um período de melhora para o caso:


“Com o enfraquecimento do La Niña, os modelos indicam que, em fevereiro, as chuvas retornam de uma forma mais regular ao Rio Grande do Sul”, afirma o agrometeorologista.


Segundo Alexandre, a culpa da falta de chuva no Rio Grande do Sul não é apenas do La Niña. A formação da ZCAS(Zona de convergência do Atlântico Sul), além de deixar a chuva concentrada no eixo Sudeste/Centro-Oeste/Norte termina contribuindo ainda mais para a seca ainda no estado.


Quando vai parar de chover no Centro-Oeste?

Já na faixa central do Brasil, a previsão é completamente diferente, as chuvas que estão acontecendo de forma intermitente parecem não ter previsão de fim.


“Nas últimas quatro semanas nós tivemos três eventos de um fenômeno típico de verão, o ZCAS(Zona de convergência do Atlântico Sul). Isso motivou o excesso de chuva. A previsão é complicada, pois essa condição deve permanecer nos próximos dias, com previsão de chuva chegando a 200 mm para uma mesma área”, conclui Alexandre.


Na região produtora do Matopiba, o clima deve ser um aliado já que a previsão é de chuvas regulares.


Impactos na Safra 2022/23

Mesmo com a previsão de melhora em alguns cenários o clima, com certeza, será um fator de impacto nos resultados da Safra 2022/23. As chuvas que estão previstas para o RS devem chegar tarde demais para recuperar as lavouras e, as que estão vindo em excesso no centro-norte, já causam perdas e doenças.


Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!




1/120
bottom of page