Agrobid
Semana gelada! Confira a previsão do tempo para a sua região
Massa de ar polar avança pelo Brasil e adia a regularização das chuvas no país

A última semana do mês de agosto começou com uma queda nas temperaturas. Uma forte massa de ar polar invadiu o Sul do Brasil e trouxe geadas para vários pontos do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Geadas no Rio Grande do Sul
As geadas, que estão impactando o estado do RS, devem prejudicar as áreas de trigo e, também, do milho que foi semeado agora ao longo do mês de agosto.
Essa massa de ar polar deve avançar pela região Sudeste nas próximas 48 horas levando ao declínio das temperaturas sobre grande parte do centro-sul do Brasil.
Quando as temperaturas voltam a subir no Sul do Brasil?
A partir de quarta-feira(31), as temperaturas começam a se elevar novamente e as chuvas estão previstas para o começo da próxima semana. O mês de setembro deverá marcar o retorno das chuvas regulares para o Sul, mantendo assim uma condição extremamente favorável para o início do plantio.
Previsão do tempo para o Sudeste
A frente fria deve levar chuvas para o leste da região: de São Paulo ao Rio de Janeiro e, até mesmo, sul do Espírito Santo. Em grande parte dos estados de São Paulo e Minas Gerais o tempo deverá ser de tempo aberto. A massa de ar polar, que avança sobre a região, levará ao declínio das temperaturas ao longo dessa semana, mas não há riscos de geadas. As temperaturas voltam a subir nesta primeira quinzena de setembro, que deverá ser ainda marcada por pouquíssimas chuvas sobre a região Sudeste.
Chuvas para o Centro-Oeste
A tendência é de pouquíssima chuva ao longo dos próximos quinze dias. Os modelos sinalizam que a partir da segunda quinzena de setembro, as chuvas começam sobre grande parte da região Centro-Oeste, porém de forma irregular. A regularização dessas chuvas deverá ocorrer apenas em outubro.
Previsão do tempo para a região Nordeste
As chuvas estão previstas apenas sobre a faixa litorânea do Nordeste. Já no interior da região, o tempo seguirá aberto e sem nada de chuvas sobre as regiões produtoras.
Chuvas no norte do Brasil
As chuvas devem ser bastante expressivas sobre o norte do Amazonas, Roraima, extremo noroeste do Pará e Amapá. Já para os primeiros dias de setembro, essas chuvas se deslocam e chegam ao Acre.
Fonte: Rural Clima