• Agrobid

Sucessão familiar impulsionada pela tecnologia

Família de suinocultores está na quarta geração


A equipe do Marcas e Máquinas esteve na cidade de Braço do Norte, em Santa Catarina, na fazenda da família Heidemann, que dedica-se há mais de 45 anos à suinocultura. A história começa com o avô de Evandro Heidemann, pioneiro na produção de suínos na região. Antigamente, cada filho que casava ganhava uma granja para começar a vida a dois e foi desta forma que a propriedade se manteve e ampliou os negócios.


Tecnologia - No sítio, Evandro está a bordo de um Tatu Marchesan/PHP, uma plantadeira moderna e versátil. Desde que recebeu do pai a missão de manter e ampliar o negócio, sempre procurou acompanhar de perto os lançamentos e novidades que ajudem a modernizar o trabalho. “Esta máquina me deixou completamente satisfeito", comenta. Na propriedade, o ciclo é completo da suinocultura, produzindo silagem sob uma gestão familiar. São 500 matrizes e cerca de 7 mil animais no total.


Sucessão - E a tradição da família Heidemann deverá ser mantida. O filho Lucas, da quarta geração, já acompanha o pai na lida e opina sobre a nova máquina. “A nossa região tem um relevo aleatório, mas essa plantadeira se adapta ao terreno e se encaixa em poucos minutos ao trabalho”, analisa.


Orgulho - O pai vê com orgulho a presença do filho. “Eu fico muito feliz. Vejo que ele tem interesse em continuar crescendo como o meu pai e o meu avô fizeram. Com a modernidade, ele tem vontade de permanecer no sítio trabalhando. A maior dificuldade hoje de segurar o pessoal na sucessão familiar é porque os pais não dão oportunidade aos filhos trabalharem. Aqui o Lucas vê que tem oportunidade, que pode ter modernidade e conforto trabalhando no sítio e produzindo alimentos para a população”, ressalta.


Oportunidade - Para quem pretende mecanizar os seus processos de trabalho, o Superid Marketplace tem muitas opções de tratores que podem aumentar a produtividade. Confira:





1/93