• Agrobid

Sucessão familiar no agro: você já pensou sobre isso?

Processo é de extrema importância para evitar brigas e prejuízos


O planejamento é o principal passo para uma sucessão feita com sucesso. (Foto: Unsplash)
O planejamento é o principal passo para uma sucessão feita com sucesso. (Foto: Unsplash)

O trabalho de geração para geração no agronegócio é comum. A maioria das empresas rurais são fazendas administradas por famílias. Mas, qual a melhor forma de fazer os negócios entre parentes darem certo e, o mais importante, fazer a empresa perdurar por muitas gerações?


O planejamento da sucessão familiar, a capacitação dos herdeiros e a gestão são os principais pontos para que o caminho seja percorrido sem mais complicações.


Planejamento da sucessão familiar

O planejamento da sucessão familiar é o desenvolvimento de um plano que permitirá uma transição suave do negócio e de quaisquer ativos com o mínimo de interrupção nos negócios ou, principalmente, nos relacionamentos familiares.


É um processo desafiador, muitas vezes, os membros da família terão expectativas diferentes em relação à propriedade futura de ativos e aspirações em relação ao envolvimento no negócio. No entanto, é melhor entendê-los e abordá-los no momento da formulação do plano, em vez de ter um membro da família desafiando um testamento após a morte da matriarca ou patriarca.


Além disso, você não deve presumir que o sucessor escolhido tenha a capacidade ou o desejo de assumir o controle do negócio agrícola.


Parte do processo de planejamento sucessório deve ser a abertura de linhas de comunicação com os membros da família. Pode ser difícil ter conversas sucessivas, portanto, uma família pode trazer um facilitador independente para garantir que as conversas permaneçam nos trilhos e não sejam prejudicadas por questões pessoais.


Mariely Biff é especialista em Sucessão e Governança Familiar Agro
Mariely Biff é especialista em Sucessão e Governança Familiar Agro. (Foto: Acervo pessoal)


“Sucessão não é substituição. É continuidade. É de extrema importância iniciar o processo com calma, pois as mudanças dentro do negócio familiar acontecem de maneira gradativa. E tão importante quanto iniciar, é preparar todos os envolvidos, capacitando-os continuamente para que juntos possam vencer os desafios”, afirma Mariely Biff.






O sucesso final no planejamento sucessório é alcançado quando os relacionamentos familiares são preservados e a continuidade dos negócios é alcançada através das gerações. Esse trabalho de planejamento de avaliação de risco não é fácil, mas vale a pena o esforço quando chega a hora da transição.


 

Loja Canchim no Agrobid Marketplace

Confiras as opções de touros e novilhas disponíveis na loja Canchim no Agrobid Marketplace. Clique aqui e acesse.

1/91