• Agrobid

Temperaturas baixas e frio intenso preocupam agricultores

Updated: Jun 30

Previsão indica chuvas fortes na região Sul. Enquanto isso, no restante do país, o tempo segue aberto


Agrobid Marketplace Agro - Temperaturas baixas e frio intenso preocupam agricultores
Excesso de chuva continua comprometendo o plantio do trigo no Sul. | Foto: Unsplash

Os últimos dias foram marcados por tempo firme e frio na maior parte do país. Apenas com alguns registros de garoas em parte do leste do Sudeste. O Norte, Sul e o litoral nordestino foram exceções com um alto volume de chuvas.

O motivo do excesso de chuvas

Nos últimos cinco dias choveu muito no leste nordestino, no extremo norte e no Sul do Brasil. Algumas cidades registraram mais de 100 mm no litoral da Paraíba e mais de 150 mm nas Serras Gaúcha e Catarinense. A principal causa dos altos volumes é a forte atuação da Zona de Convergência Intertropical e dos ventos de leste.

Confira a previsão do tempo para as regiões produtoras do país segundo a consultoria Rural Clima:

Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Após um final de semana sem chuvas sobre o RS, entre hoje(28) e a quarta-feira(29), há previsões para chuvas, novamente, sobre o estado. Já em Santa Catarina, caso ocorram chuvas, estas serão mais irregulares. Depois, o tempo volta a abrir, com expectativas para mais chuvas sobre o Rio Grande do Sul a partir do próximo final de semana.

A Rural Clima afirma que apesar da especulação sobre as geadas, não existem previsões de temperaturas baixas que possam prejudicar as áreas produtoras dos estados.

Bahia e Piauí

Tempo segue aberto ao longo da semana sobre as regiões produtoras da Bahia e do Piauí. No entanto, na região litorânea do Nordeste, as chuvas continuarão ocorrendo, condição que já tem prejudicado o desenvolvimento de lavouras na região.

Maranhão e Pará

Tempo segue aberto sobre grande parte do Maranhão e do Pará. Porém, no extremo norte dessas regiões, algumas chuvas irregulares continuarão ocorrendo, condição desfavorável aos plenos trabalhos nos portos da região.

Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e Goiás

A semana continuará sendo marcada pelo tempo aberto e sem chuvas sobre as áreas produtoras dessas regiões. Temperaturas tendem a se elevar ao longo dos próximos dias.

Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo

Tempo segue aberto no Sudeste e com temperaturas mais amenas durante as manhãs e mais elevadas durante à tarde. Apenas na faixa litorânea e extremo Sul de SP é que poderão receber eventuais pancadas, mas de maneira muito irregular.

Mato Grosso do Sul e Paraná

Tempo segue aberto nos dois estados e com temperaturas amenas. Possibilidades para eventuais pancadas no extremo sul do Paraná.

Pensando em investir em tratores agrícolas? Confira as opções disponíveis aqui no Agrobid Marketplace!



1/104