• Agrobid

Preparem-se! Temperaturas devem cair e pode gear

Updated: Jun 21

Rural Clima alerta para o risco nas áreas de café no sul de Minas Gerais

Agrobid Marketplace Agro - Preparem-se! Temperaturas devem cair e pode gear
Geadas podem levar as plantas de café a perderem todo a produção. | Foto: Rehagro

As perdas causadas por temperaturas extremamente baixas podem ser gigantescas. Em julho de 2021, lavouras de milho do estado do Paraná foram atingidas por geadas e os prejuízos chegaram a 80% da área plantada em algumas regiões.


O medo volta a se repetir nesta e na próxima semana, em que os modelos de previsão indicam uma queda brusca nas temperaturas. Nas últimas semanas, a consultoria Rural Clima vem observando o comportamento desses mapas para confirmar a previsão de geadas.


Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, os modelos começaram a reagir nesta última noite(13), ou seja, as massas de ar polar estão perdendo forças.


“Aquelas temperaturas extremamente baixas que estavam mostrando para os dias 17, 18 e 19 começaram a se mostrar um pouco mais altas”, afirma Marco.


Alerta

Mesmo com essa baixa nos números, ainda existe uma chance grande de geadas, especialmente em regiões de alta altitude. Marco também alerta sobre as temperaturas nas regiões cafeeiras de Minas Gerais:


“As temperaturas estão baixas no sul de Minas Gerais, nas áreas cafeeiras. Algumas rodadas dos modelos dão temperaturas entre 3º e 4º nas regiões mais altas: Varginha, Poços de Caldas…”, conclui o agrometeorologista.


Produtor(a) rural, pensando em investir em máquinas agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace.



1/78