• Agrobid

Tempo instável com chuva marca a última semana de setembro

Confira a previsão do tempo para a sua região


chuva na lavoura
Período é decisivo para a Safra 2022/23.

Um período importante para o início do plantio da nova safra de grãos, a última semana de setembro deve ser marcada por tempo instável em todo o Brasil. Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, a previsão do tempo para esta semana é de chuvas irregulares, o que pode impactar o plantio em algumas regiões.


Previsão do tempo para o Sudeste

Uma frente fria manterá as chuvas concentradas sobre o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o que irá favorecer as condições ao desenvolvimento das lavouras perenes como café, cana-de-açúcar e laranja. A condição também elevará os níveis de umidade do solo favorecendo assim o plantio das safras de milho e soja. Para o restante das áreas da região, a previsão é de tempo aberto.


Previsão do tempo para o Centro-Oeste

Chuvas diárias são previstas em Mato Grosso, Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, porém são pontuais e de volumes irregulares.


“A tendência é que não venha ocorrer bloqueios atmosféricos ao longo desses próximos quinze dias que impeçam essas pancadas. Como a gente vem comentando há muito tempo, desde o dia 15 de setembro até o dia 15 de outubro não haverá uma ausência de chuvas sobre o Centro-Oeste, porém não espere chuvas regulares abrangentes”, afirma o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos.


Previsão do tempo para o Norte do Brasil

A semana começa com o tempo aberto em praticamente toda a região Norte. No entanto, a partir de terça-feira(27), áreas de instabilidade associadas a um corredor de umidade, que se desloca da Amazônia para o sul do Brasil, mantém o tempo instável e com possibilidades de chuvas sobre várias regiões produtoras do Amazonas, Roraima e Oeste do Pará, porém ainda serão pontuais e bastante irregulares.


Previsão do tempo para o Nordeste

As chuvas continuam concentradas sobre a região litorânea da região. Principalmente sobre a Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Já no Rio Grande do Norte, Ceará, as chuvas serão mais irregulares. A tendência é que esse tempo permaneça desta maneira até meados de outubro.


Previsão do tempo para o Sul

A semana começa com tempo aberto nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já no Paraná e Sul de Mato Grosso do Sul, assim como também no Paraguai, a previsão é de algumas chuvas ao longo dessa semana. Portanto, as condições para o plantio da nova safra de arroz, soja e milho no Rio Grande do Sul irão ficar um pouco mais complicadas, ou seja, alguns produtores não devem ir a campo.


Confira o mapa de chuva acumulada para esta semana:


Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!




1/105