top of page
  • Writer's pictureAgrobid

Transparência e tecnologia: saiba qual a prioridade da nova diretoria da ABCZ

Novo presidente da associação, Gabriel Cid, fala sobre o futuro da ABCZ sob seu comando

Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ. | Foto: Divulgação
Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ. | Foto: Divulgação

Os associados da Associação Brasileira do Criadores de Zebu(ABCZ) elegeram um novo presidente para os próximos três anos. Gabriel Garcia Cid, pecuarista e produtor rural, foi eleito presidente no dia 30 de novembro de 2022 com mais de 58% dos votos. A nova diretoria, composta por presidente, vices e conselheiros, ficará à frente da entidade pelos próximos três anos (2023-2025). Para contar o que vem por aí nessa nova liderança, o novo presidente da ABCZ participou de um bate-papo ao vivo nas redes sociais do Canal do Campo.


A ABCZ comemorou 103 anos de história com mais 124 mil associados que já passaram pela associação. Hoje, mais de 10 mil pecuaristas registram seus animais. Além disso, a entidade possui conselheiros em 23 estados do Brasil e, também, no Distrito Federal.


“Tivemos a primeira reunião de diretoria. Conversamos com todos os conselheiros estaduais abrindo um canal de comunicação com cada um, dando uma maior participação a eles. Os nossos conselheiros são os nossos olhos e ouvidos em todo o Brasil, assim podemos verificar a necessidade de cada região e o que a ABCZ pode ajudar nas particularidades de seus associados”, afirma Gabriel.


Mais transparência ao associado da ABCZ

Uma das metas da nova administração, segundo Gabriel Cid, é levar mais informações aos associados da ABCZ: “Como associado, nós temos que saber o que está sendo feito com o nosso patrimônio e como está sendo conduzida a nossa entidade. Estamos preparando nossa equipe para uma prestação de contas trimestral para todos os associados.”


Melhoramento genético

O presidente ainda destacou a importância dos programas de melhoramento genético da ABCZ, o Integra Zebu e o PGMZ, neste último, 68% das matrizes ativas já participam do programa. A meta é profissionalizar cada vez mais os associados através deles. Além disso, diminuir os custos de produção e visita dos técnicos da associação às fazendas. Gabriel contou que fará uma visita à Brasília para levar as demandas da ABCZ de verbas e pedidos de recursos para os programas de melhoramento genético ao Ministério da Agricultura e Pecuária e, também, ao congresso.


Sustentabilidade na pecuária

Para o presidente, genética melhoradora é produzir mais, com melhor qualidade, em menor tempo e utilizando menor espaço. “Nós sabemos do papel importante que a ABCZ e associados têm nesse aspecto. Todos os nossos programas estão alinhados com a sustentabilidade”, afirmou. Ele, também, destacou a importância da entidade viabilizar economicamente a recuperação de pastagens degradadas através de parcerias e financiamentos.


Maior desafio para o pecuarista brasileiro

Com o avanço da tecnologia na pecuária, a modernização se tornou um desafio. O presidente destaca que uma das metas dessa administração é mostrar para o pecuarista brasileiro que investir em tecnologia não é despesa, é investimento.


“Nossa grande base é de pequenos pecuaristas, com até 50 matrizes. É o retrato fiel da nossa pecuária. São para esses e, também, para os médios e grandes, que temos que dar condição de crescimento. E isso só é possível através de informação e tecnologia”, comenta o presidente.

Além disso, Gabriel enfatizou a importância de uma comunicação melhor da pecuária com o restante do Brasil. “Temos que mostrar como o pecuarista brasileiro produz de verdade a carne e o leite”, concluiu.


Para conferir o vídeo completo da entrevista clique aqui.


Pensando em investir em máquinas e implementos agrícolas? Confira as opções disponíveis no Agrobid Marketplace!




1/120
bottom of page