• Agrobid

Trator que faz tudo na lavoura vence Prêmio Inovação

Entenda como o equipamento funciona e os benefícios para o produtor rural
Reprodução site www.agritechnica.com
Reprodução site www.agritechnica.com

O Grande destaque, medalha de ouro, da Agritechnica, considerada a maior feira do mundo de tecnologia e engenharia agrícola, que ocorreu em Hannover, no norte da Alemanha, foi o NEXAT. Trata-se de um veículo transportador que pode ser usado para todos os trabalhos de produção agrícola, desde a lavoura e semeadura até a proteção e colheita de culturas. O Agrobid apresenta, com informações do site agritechnica.com, mais detalhes dessa máquina que promete dinamizar o trabalho no campo.


Tecnologia - Em vez do transporte convencional, são transportados os implementos para lavoura e cultivo. Isso leva a uma maior eficiência em comparação com as combinações de trator e implemento rebocado. Com a versão de 14 metros, o sistema é projetado de forma que 95% da área total do campo nunca seja conduzida no modo de leito previsto, resultando em altos potenciais de rendimento com boa proteção do solo e do meio ambiente.

Desenvolvimento - A NEXAT foi concebida como uma máquina de trabalho autônoma e está equipada com um sistema de monitorização periférica. Uma cabine que pode ser girada em 270° está disponível para monitoramento do processo. Isso estabelece a base para a operação totalmente automatizada da máquina e permite a orientação manual do veículo durante o transporte. Os implementos integrados são montados entre os quatro grandes redutores de esteira acionados eletricamente, que podem ser girados em 90° para deslocamento na estrada. Performance - Atualmente, a energia é fornecida por dois motores diesel independentes, cada um oferecendo uma potência de 400 kW/545 hp, com geradores. O veículo foi projetado para tecnologias de acionamento alternativas, como células de combustível. Com o módulo integrado da colheitadeira NexCo, a NEXAT atinge pela primeira vez rendimentos de grãos de 130 a 200 t/h. Um rotor axial de 5,8 m de comprimento montado transversalmente à direção de deslocamento é usado no conceito inovador de debulha.

Funcionamento - O fluxo de material colhido é introduzido centralmente no rotor e em uma tangente para obter eficiência energética. O rotor se divide em dois fluxos de material. Isso permite aproximadamente o dobro do desempenho de debulha das máquinas convencionais e estabelece o pré-requisito para uma distribuição uniforme de palha e palha com dois picadores, mesmo com uma largura de corte de 14 metros. A entrega de grãos é assegurada por um bunker de grãos de 36 m³, pelo que a unidade de colheitadeira não necessita de um veículo de transferência em campos de comprimento normal. A transferência para o veículo de transporte pode ocorrer no promontório; com uma capacidade de descarga de 600 l/s, o processo leva apenas cerca de um minuto.

Futuro - A combinação NEXAT-NexCo dá origem, portanto, a uma dimensão completamente nova de desempenho de debulha quando o veículo transportador é usado durante todo o ano. O conceito anuncia uma mudança de paradigma na agricultura e deve ser visto positivamente em termos de economia de recursos e ecologia.


Loja Agrobid - O Marketplace do Agro oferece uma série de tratores, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores para incrementar a produção na sua fazenda. Para comprar e vender é simples! Basta acessar o agrobid.superbid.net e conhecer um universo de oportunidades em máquinas agrícolas.



1/57