• Agrobid

Safra 2021/22: clima favorece o plantio

Updated: Nov 22, 2021

La Niña deve acontecer, mas com pouco impacto, segundo especialista. Isso gera uma incerteza para muitos produtores que já viram sua produção afetada no passado



Diferente da safra 2020/21, o plantio de soja deste ano segue avançando de maneira muito mais rápida do que no ano anterior. Nesta mesma época, apenas 9% das áreas estavam plantadas em 2020, já hoje os números mostram que 23,5% delas já estão plantadas.


MATOPIBA - A previsão é que com as chuvas regulares, que devem ocorrer durante a próxima quinzena, este número aumente ainda mais, principalmente na região do MATOPIBA.


Segundo o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, nesta quarta semana do mês de outubro voltará a chover no oeste da Bahia, sul do Piauí e oeste do Maranhão, regiões que, normalmente, começam o plantio apenas em novembro e poderão começar com até 3 semanas de antecedência.


Região Sul - Após semanas de chuvas regulares, o tempo deve mudar no sul do país e também no Paraguai. O que não será ruim para o produtor gaúcho, por exemplo, pois esta estiagem, que não será muito grande, trará ótimas condições para a colheita do trigo e também para o plantio da soja.


A primeira quinzena do mês de novembro seguirá ajudando no deslanche do plantio em todo o Brasil. As chuvas serão ainda mais regulares, principalmente no estado de Goiás.


La Niña - Segundo Marco Antonio, a preocupação é que o La Niña, mesmo que de forma moderada, leve um período de seca para a região Sul, essa ausência um pouco maior das chuvas pode prejudicar no desenvolvimento dos grãos.


Em parceria com a Rural Clima, o Agrobid seguirá acompanhando as previsões de clima para o plantio em todo o Brasil.


Preços acessíveis: confira as opções de pulverizadores e colheitadeiras disponíveis no Superbid Marketplace:





1/58