• Agrobid

Usado Agrícola: uma história de sucesso no digital

Updated: Jun 22

Empresa de venda de máquinas e implementos agrícolas atua nas principais regiões produtoras do Brasil



Agrobid Marketplace Agro - Usado Agrícola: uma história de sucesso no digital
Chico Fernandes, fundador do Usado Agrícola. | Foto: Arquivo pessoal

Uma brincadeira no YouTube foi a inspiração para o começo do Usado Agrícola. Em meados de 2013, quando Chico Fernandes, era funcionário de uma revenda de máquinas agrícolas em Lucas do Rio Verde, no MT, percebeu que os vídeos gravados entregando colheitadeiras e tratores geravam consultas de produtores rurais, que perguntavam a ele se estava vendendo aqueles equipamentos. Chico então identificou uma oportunidade de negócio e mudou de vida em 2014, passando a dedicar-se a um portal para compra e venda de produtos ao Agronegócio.


Como surgiu

A ideia era criar um canal para facilitar que o vendedor encontrasse o comprador e vice-versa, com o objetivo de oferecer ao segmento agro, uma ferramenta para agilizar o comércio de produtos no mundo agrícola.

No início, Chico, trabalhava com a esposa na sala de casa e viu a falta de conexão no campo, aos poucos, deixar de ser uma barreira para expandir a plataforma. Afinal, um portal de negócios online precisava de mais pessoas com internet. “As coisas foram evoluindo no campo. Hoje todas as fazendas têm que ter internet, devido ao sistema fiscal online, então facilitou. A tecnologia ajudou muito”, conta.


Evolução

Hoje a empresa gera trabalho para toda a família, colaboradores e, também, possui parceiros catalogados que representam a plataforma em cada região agrícola do Brasil. “Atendemos no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins e Rondônia. Onde é forte a agricultura nós temos uma aceitação muito boa”, reforça.


Segredo do sucesso

O forte para divulgar o negócio é o trabalho realizado nas redes sociais, segmentando e direcionando para o público alvo.


“Se não fosse a internet eu ainda seria empregado. A internet democratizou e barateou todos os processos. Nós, também, persistimos e falamos a linguagem do produtor. Muitas vezes não é o capital que a gente precisa. É o conhecimento!”, afirma.

Quando questionado sobre o diferencial do negócio, Chico é categórico. “Qualidade, integridade e honestidade. Aqui a gente não força a venda, a gente não empurra o produto. O cliente tem que comprar se for útil e necessário para suprir a necessidade dele para melhorar a produtividade”, finaliza.


Funcionamento

O site consiste em um portal de anúncios na Web com uma plataforma de navegação leve e simples, tornando-o ágil e dinâmico, onde comprador e vendedor poderão negociar seus equipamentos agrícolas, tais como: tratores, colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, máquinas e implementos usados e seminovos utilizados no seu dia-a-dia.


Aos anunciantes, o site oferece uma oportunidade única para a divulgação e a venda dos seus produtos, tornando-os visíveis e acessíveis 24 horas, 7 dias por semana, para todos os compradores em potencial.


Loja no Agrobid

Chico, revela que está feliz com a parceria realizada com o Agrobid e que em breve terá uma loja em nosso Marketplace. “É uma nova porta que se abre. A gente terá mais um canal de vendas para qualificar os negócios”, reforça.


Produtor! Você já conferiu as máquinas agrícolas disponíveis aqui no Agrobid? Acesse o nosso Marketplace e compre o melhor gado e maquinário disponíveis no mercado.



1/104