• Agrobid

Zebu para o Mundo entrevista candidatos à presidência da ABCZ

O primeiro foi Fabiano Mendonça, da chapa “ABCZ pra Você”

Foto: reprodução/YouTube

As eleições que vão decidir uma nova diretoria para a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) acontecem no dia 30 de novembro deste ano. A concorrência segue forte, e líderes de chapas apresentam propostas para promover ainda mais a pecuária zebuína nos quatro cantos do Brasil. O programa Zebu para o Mundo, apresentado por Robson Quirino, recebeu Fabiano Mendonça, pecuarista, 1º Vice presidente da ABCZ e um dos concorrentes à presidência da entidade, liderando a chapa “ABCZ pra Você”.

Fabiano contou um pouco da trajetória e paixão que tem pela pecuária e suas experiências no campo. “Temos orgulho de estar no agro há mais de 70 anos. Com 7 anos eu andei em comitiva pela primeira vez e ali me apaixonei pela boiada, pela pecuária. Minha vida inteira eu vivi de Zebu. Meu avô, meus pais, toda a minha família criou animais zebuínos”.

Sobre as propostas para os associados da ABCZ e os projetos, caso seja eleito, Fabiano enfatizou que a prioridade da chapa é valorizar todos os animais zebuínos. “Fizemos questão de que todos os que compõem a nossa chapa possuíssem animais como Tabapuã, Nelore, Gir, as três raças que mais registram na ABCZ. Também temos criadores de Sindi, Indu-Brasil, Guzerá, ou seja, nossa diretoria prestigia todas as raças. Nós buscamos escutar nossos associados, ouvir suas sugestões e mostramos como fazer. A humildade tem que ser pauta da nossa diretoria”, concluiu.

Fabiano Mendonça concorre à presidência da ABCZ | Foto: ABCZ

Principais projetos da chapa “ABCZ pra Você”

Programa PMGZ – O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Para Fabiano, esse programa é essencial, precisa ser ainda mais desenvolvido e deve chegar a todos os associados da entidade igualmente.

Redução de pastos degradados – “Temos o programa Integra Zebu, lançado no ano passado. Somente em 2022 já trabalhamos em 25 fazendas e em 4 estados brasileiros, buscando melhorar os pastos degradados do país”, comentou Fabiano. O objetivo, segundo ele, é levar os sistemas de Integração Lavoura e Pecuária (ILP) e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) cada vez para mais fazendas.

ABCZ TV – “Essa iniciativa nasceu há dois anos e, na nossa gestão, pretendemos torná-la um dos principais canais de comunicação do agro. É uma forma de divulgar o trabalho dos nossos associados”, completou Fabiano.

Assista ao programa Zebu para o Mundo na íntegra abaixo.



1/105